Cirurgia de Catarata

Todos nascemos com uma lente natural dentro do olho, o cristalino, que tem como objetivo focar as imagens no fundo do olho. Com o envelhecimento, ou devido algumas doenças, essa lente opacifica e perde sua transparência, o que chamamos de catarata.

Não existem medicamentos que curem ou retardem a doença. Depois de formada, o único modo de restaurar a visão é com sua remoção cirúrgica associada ao implante de uma lente intraocular artificial.

Por meio de técnicas cirúrgicas modernas, com auxílio de aparelhos que quebram a catarata dentro do olho através de microincisões sem necessidade de suturas e com o uso de lentes intraoculares tecnológicas, a cirurgia tornou-se muito previsível e segura. Além de eliminar a lente opacificada e restaurar a visão, há a possibilidade da independência dos óculos para longe e perto.

O paciente permanece no centro cirúrgico por aproximadamente duas horas, incluindo o preparo, a operação e a recuperação da cirurgia de catarata. O procedimento dura cerca de 45 minutos e é realizado sob anestesia local, com leve sedação. A alta hospitalar ocorre logo após o fim da cirurgia. Em casa, em regra, o repouso é de 10 dias, com uso de colírios por 1 mês.

Catarata
💬 Precisa de ajuda?