Óculos de Grau e Lentes de Contato

Os distúrbios de refração, tais como a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo e a presbiopia, são as causas de baixa visual reversível mais frequentes. Eles ocorrem quando o olho não consegue projetar as imagens perfeitamente nítidas no fundo do olho onde está a retina.

A miopia afeta a capacidade dos olhos de visualizar objetos distantes. Isso ocorre quando o globo ocular é muito longo em relação à curvatura da córnea, fazendo com que a luz seja focalizada na frente da retina, em vez de diretamente sobre ela.

A hipermetropia ocorre quando o globo ocular é mais curto que o normal, fazendo com que a luz seja focalizada atrás da retina. Isso resulta em dificuldade em ver objetos próximos.

O astigmatismo ocorre devido a uma curvatura irregular da córnea ou do cristalino dentro do olho, fazendo com que a luz se espalhe em várias direções, em vez de se concentrar em um único ponto na retina. Isso resulta em uma visão distorcida ou embaçada, tanto de perto quanto de longe.

A Presbiopia se caracteriza pela dificuldade em focar objetos próximos devido a perda gradual da capacidade de acomodação do olho. Começa a se manifestar por volta dos 40 anos e tende a piorar com o tempo.

Os óculos de grau são o método mais prático, simples e rápido de corrigir todos esses distúrbios de refração. Podemos usar lentes esféricas, cilíndricas e multifocais.

O uso de lentes de contato oftálmica demanda disposição, requer higienização diária com produto adequado, tem tempo de uso limitado e precisa ser descartada no período correto. Existem lentes gelatinosas e rígidas, indicadas a depender do tipo e quantidade do distúrbio refracional ou doença corneana.